Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A lancha “Flor do Douro” é um barco histórico, que faz travessias no rio Douro à mais de 60 anos. Construída em 1961, dedicava-se principalmente à travessia do cais de Lordelo/Ouro (Porto) para o cais da Afurada (Vila Nova de Gaia).
No passado a embarcação servia principalmente a comunidade de pescadores e peixeiras nas suas travessias diárias. Hoje são os utilizadores/turistas que dão vida à lancha.

Inaugurada por sua excelência António Salazar em 1961, esta charmosa e clássica embarcação, com algum romance à mistura, irá muito em breve servir os municípios de Castelo de Paiva e Penafiel, na retoma das antigas travessias entre Pedorido (Castelo de Paiva) e Rio Mau (Penafiel).

A travessia que se iniciará em breve, em data a anunciar, prevê 11 travessias durante o dia (Pedorido – Rio Mau – Pedorido) de 2ª a 6ª feira e ao fim-de-semana o Barco irá fazer a subida do Douro até ao cais de Fornos (Castelo – Ilha dos Amores), parando em Midões e Entre-os-Rios.

A travessia irá funcionar sete dias por semana durante todo o dia a cada 20, 30 minutos a partir de cada uma das margens.

Os transportes que fazem correspondência com o “Flor do Douro” do lado de Rio Mau são os autocarros da Gondomarense (Sebolido/Porto) e a AV Feirense, do lado de Castelo de Paiva.

Além destas travessias, a embarcação também será utilizada para pequenos trajetos e passeios turísticos no Douro, principalmente em época alta e aos fins de semana.

Preço por Travessia: 2€/pessoa.
Preço de Aluguer: 9€/pessoa. Número mínimo 10 pessoas.